Procedimentos faciais

Toxina botulínica

A toxina botulínica. ou Botox como é conhecida, é um tratamentos anti-idade, usado para prevenir a formação ou aprofundamento das linhas de expressão.

Toxina Botulínica, juventude na ponta da agulha

O amadurecimento nos valoriza por dentro, mas nem sempre gostamos de notar que estamos envelhecendo na frente do espelho. Existem vários tratamentos anti-idade que podem dar bons resultados, e o mais procurado nos consultórios é a toxina botulínica (o famoso Botox®, nome comercial do primeiro produto comercializado).

O efeito da aplicação da toxina promove a suavização de rugas e linhas de expressão da face (rugas causadas pela contração muscular- músculos da mímica facial), principalmente na região lateral dos olhos, glabela (região entre sobrancelhas), testa e pescoço. Ainda serve para elevar cauda do supercílio, deixando a expressão mais viva e jovem. Além disso, tem sido muito utilizada para o tratamento de hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas) com excelentes resultados.

 

Quem pode fazer a aplicação de Botox®?

A princípio qualquer pessoa pode realizar a aplicação de toxina botulínica (Botox®), geralmente é usado a partir dos 25-30 anos para prevenir a formação ou aprofundamento das linhas de expressão, principalmente naquelas pacientes de pele e olhos claros que normalmente franzem muito a região dos olhos em dias ensolarados. Nas demais idades a toxina botulínica funciona como um potente atenuador de rugas de expressão e ainda melhora o posicionamento dos supercílios.

 

Contra-indicações à aplicação do Botox®:
– Hipersensibilidade ao produto (alergia), mas isso é muito raro.
– Alergia a clara de ovo (albumina).
– Presença de processo inflamatório ou infeccioso no local.
– Gravidez e amamentação (não existem estudos mostrando ser seguro uso nessas condições).

 

Algumas informações que você deve saber antes de aplicar Botox®:

– Chegar 30 minutos antes do horário agendado para aplicar uma pomada anestésica.
– O procedimento demora aproximadamente entre 15 e 30 minutos.
– Dói? Depende da sensibilidade da pessoa. Alguns pacientes afirmam que não dói, e outros dizem sentir uma leve queimação. A toxina botulínica é aplicada através de uma agulha super fina, em pequenas quantidades e de forma precisa sobre o local desejado.  O uso do creme anestésico tópico reduz a sensação de desconforto durante as aplicações.

 

Não se deve utilizar aspirina ou medicamento similar no dia do procedimento e no dia subsequente ao mesmo.

 

Quais os cuidados e recomendações após a aplicação do Botox?

– Nas 4 primeiras horas após a aplicação não massagear e não comprimir a região tratada para que não ocorra difusão (migração) do produto para áreas não desejadas.

– Não fazer atividades físicas por 48 horas após a aplicação de Botox®. A realização de movimentos bruscos pode provocar a migração da toxina para músculos onde o relaxamento não é desejado.

– Não se preocupe se você notar um pequeno halo de vermelhidão e inchaço ao redor dos pontos de aplicação, logo após a realização de procedimentos com Botox®. Esta é uma reação normal do organismo que desaparecerá em aproximadamente 5 horas.

– Sensações como dores de cabeça ou dores locais são raras, mas podem ocorrer após a aplicação de Botox® como resultado da tensão/ansiedade ocorrida durante a realização do procedimento. Estes sintomas devem desaparecer num período máximo de 24 horas.

 

Caso fique algum pontinho roxo (hematoma) após aplicação, a paciente deverá evitar exposição ao sol e usar filtro solar ao sair em lugares abertos.

 

Resultado e duração do efeito do Botox:

– O resultado será observado após o 5º dia e atingirá o resultado máximo em 15 dias. Se após 15 dias, alguma das áreas tratadas não estiver apresentando o resultado desejado ou se houver alguma assimetria, uma complementação pode ser necessária.

– O resultado dura em média de 04 a 06 meses. Este período pode ser maior ou menor, variando de acordo com o organismo de cada pessoa. A toxina botulínica se liga ao receptor muscular de maneira temporária, e se desliga aos poucos, portanto as rugas vão voltando progressivamente ao longo dos meses, não sendo efeito “tudo ou nada”.

– É indicado uma reaplicação a cada 6 meses. Vale lembrar que a constância demasiada de aplicações pode levar o organismo de alguns pacientes a criar uma resistência à toxina, e o efeito não será o mesmo com a dose inicial.

 

Tenha consciência de que altas doses e a aplicação em zonas erradas, pode deixar as expressões faciais desarmonias ou “congeladas”. Por isso, realizar o tratamento com um profissional habilitado, respeitar as dosagens e os tempos de intervalo entre uma aplicação e outra são essenciais para um efeito mais natural e duradouro.

Dúvidas frequentes

  • Como surgem as rugas de expressão?

    Um dia você se olha no espelho e percebe o aparecimento de rugas de expressão na testa e ao redor dos olhos (pés de galinha), dando um aspecto de face cansada e envelhecida, que não combina com seu espirito jovial e alegre. Então você se pergunta: de onde vieram essas rugas de expressão?

    A resposta é simples: sempre que nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade frequente de contração destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão profundas, tais como as linhas da testa, os pés-de-galinha", os vincos entre as sobrancelhas,etc. Depois de anos de contração da musculatura facial, essas linhas de expressão se tornam mais profundas e mais aparentes. Isso tudo muitas vezes é agravado pelo fotoenvelhecimento provocado pela exposição solar excessiva.

  • Como age a toxina botulínica?

    O tratamento consiste na aplicação direta da toxina no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais calma, rejuvenescida e agradável.

  • O uso da toxina botulínica também pode elevar minhas sobrancelhas?

    A toxina botulínica também pode ser usado de maneira muito interessante para fazer o lifting de supercílios não cirúrgico, ou seja, a aplicação da toxina em determinado ponto da face faz com que a cauda da sobrancelha se eleve, o que determina uma expressão mais viva e sensual.

  • A toxina botulínica pode melhorar o excesso de suor nas axilas?

    O uso da toxina botulínica nas regiões axilares trata de forma temporária a hiperidrose axilar. Novas aplicações devem ser feitas a cada 4 ou 6 meses dependendo do caso.

  • Essa aplicação não me deixará com a face congelada? Ficarei sem expressão?

    A beleza do tratamento reside na naturalidade e na suavidade dos resultados obtidos. Por isso seu uso consciente e responsável é fundamental para o sucesso do tratamento.

  • Esse procedimento é seguro? Quanto tempo leva a aplicação?

    O procedimento é muito rápido, simples e seguro, sendo realizado no consultório médico em aproximadamente 15 minutos.

  • Existem contra-indicações?

    O tratamento é contra-indicado para adolescentes, gestantes e mulheres em fase de amamentação. Os pacientes com conhecida alergia a algum dos ingredientes da toxina botulínica ou portadores de doenças neurológicas ou do sistema muscular devem informar ao médico sobre essa condição.

  • Como é a recuperação? Posso trabalhar no mesmo dia?

    A recuperação é imediata, de modo que você pode realizar a aplicação da toxina botulínica e ir trabalhar em seguida. É recomendado apenas que se evite esforço físico no dia da aplicação e que a área tratada não seja manipulada nas quarto horas seguintes ao procedimento.

  • Quanto tempo dura os resultados?

    O efeito da toxina botulínica é temporário, durando em media de 4 a 6 meses. Para a manutenção do resultado uma nova aplicação deve ser realizada após esse período.

Entre em contato! »


Procedimentos faciais

Procedimentos Corporais

Cadastre seu email e fique por dentro das novidades!