
Nem todas as pessoas têm condições financeiras para realizar uma cirurgia plástica, e algumas delas necessitam realizar esse procedimento por motivos de reparação. O que as pessoas não sabem é que algumas cirurgias plásticas são realizadas gratuitamente por instituições, por meio do SUS.
É possível fazer uma cirurgia plástica gratuita?
Sim, porém somente em alguns casos. Alguns hospitais públicos, hospitais universitários, hospitais escola e até clínicas particulares realizam cirurgias plásticas gratuitas desde que sejam para casos de reparação, ou de algum serviço de residência médica. Planos de saúde não cobrem cirurgias meramente estéticas.
Quais cirurgias plásticas são possíveis de realizar gratuitamente?
Reconstrução de mamas para mulheres que retiraram os seios por motivo de câncer é um procedimento obrigatório pela Lei Federal nº 10.223 realizado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde – SUS. No estado do Rio de Janeiro e de São Paulo existem leis que garantem cirurgias plásticas para mulheres que apresentam sequelas físicas de ataques sexuais. Outros casos que podem realizar cirurgia plástica gratuita:
- Fendapalatina (lábios leporino);
- Queimaduras que resultaram em deformidade;
- Abdominoplastia necessária após cirurgia bariátrica;
- Deficiência ou deformação no rosto;
- Ginecomastia (crescimento das mamas nos homens).
É claro que cada caso é um caso e você precisa procurar pela instituição para se informar sobre as possibilidades da realização de procedimentos gratuitos.
Como entrar em contato com o SUS para solicitar a cirurgia gratuita?
O primeiro passo é marcar uma consulta no posto de saúde de seu bairro, no dia da consulta converse com seu médico e explique a sua situação e seu desejo de realizar a cirurgia plástica pelo SUS.
O médico irá avaliar a real necessidade desse procedimento e se entender que é preciso, ele irá encaminhar o seu pedido ao SUS. Para que o pedido seja aprovado, você deverá se encaixar em todos os requisitos e regras para a operação que deseja. Se for aprovado, você entrará na fila e ao chegar sua vez será encaminhado a um hospital público.
Se informe sobre hospitais que realizam esse tipo de cirurgia na Secretaria de Saúde.