Em uma de nossas últimas publicações em nosso blog, falamos da Importância da Drenagem Linfática no Pós Operatório. Um dos benefícios em atrelar a drenagem linfática a cirurgia plástica são que o seu corpo tende a acelerar o processo de recuperação, pois ela ajuda a eliminar líquidos que o organismo retém após o procedimento cirúrgico. Um dos motivos que causam o inchaço é o acúmulo de substâncias como sangue, soro fisiológico e secreções que acumulam ao redor da área tratada.
Uma vez realizada sessões de drenagem linfática (todas que o seu cirurgião recomendar) terá diminuído consideravelmente os riscos de Seromas e Fibroses.
Mas o que são Seromas e Fibroses?
Seroma é uma complicação que pode ocorrer após qualquer cirurgia, e é caracterizado pelo excesso de líquido que fica retido próximo a cicatriz cirúrgica causando inflamação.
Fibrose é o desenvolvimento em excesso de tecido conjuntivo fibroso, que prendem a pele ao músculo, deixando-a com uma aparência irregular. Ela é uma cicatrização interna de um tecido formado por colágeno, que está presente em cada local que a cânula da lipo passou, entre a pele e o músculo. A fibrose deixa a pele com uma aparência irregular e endurecida. São mais comuns em lipoaspiração, colocação de prótese de silicone e abdominoplastia.
O que você precisa saber sobre Fibroses
Por que ela acontece?
Como boa parte das cirurgias plásticas são constituídas de técnicas invasivas, isso desencadeia uma reação de defesa do nosso organismo. No caso de uma lipoaspiração, por exemplo, quanto maior a quantidade de gordura retirada, maior será a agressão e, consequentemente, maior será a reação do organismo.
Com isso o corpo trabalha para uma cicatrização forçada, que pode ser irregular na região onde foi feita a lipoaspiração e também na incisão cirúrgica.
A fibrose é como um edema que atrapalha o funcionamento dos fibroblastos, que são responsáveis pela cicatrização; ela trabalha em excesso e sem orientação, produzindo então esse volume de colágeno que visualizamos através de ondas na região da cirurgia plástica.
Quando começa?
Normalmente começa por volta de 1 semana após a cirurgia plástica.
Possíveis causadores:
- Não cumprimento do período de repouso.
- Pegar peso.
- Mau uso da cinta cirúrgica.
- Reação natural do organismo ao procedimento cirúrgico invasivo.
O que você precisa saber sobre Seromas
Por que ele acontece?
Num procedimento de lipoaspiração ou abdominoplastia, por exemplo, com a retirada de gordura sobram espaços vazios e são nesses espaços que acumulam-se os líquidos (pode ser decorrente do rompimento de pequenos vasos, com extravasamento de linfa ou soro).
Quando começa?
O início do seroma pode ser imediato. No caso da lipoaspiração ele pode ocorrer já nas primeiras 24 horas, mas é mais comum ser notada do sétimo ao décimo dia, sobretudo nos casos de abdominoplastia.
Sinais:
- Aumento de volume da região em que foi feito a cirurgia plástica;
- Presença líquido quando ocorre o apalpamento;
- Ausência de calor no local e vermelhidão.
Seromas e fibroses podem ser evitados?
Sim.
Primeiramente, é importante frisar que o desenvolvimento de fibroses e seromas não é uma regra, mas é uma possibilidade em organismos mais suscetíveis ou em pessoas que não cumpram com as orientações médicas no pós-operatório. Pode ser evitado fazendo um pós-operatório com drenagens linfáticas e ultrassom.
Na consulta com o cirurgião plástico, retire todas as suas dúvidas.