Não é mais novidade que se pode associar 2 ou 3 cirurgias plásticas (dependendo do tipo de cirurgia) e obter numa única internação, tudo que se deseja.
O que talvez não se saiba é que o valor pouco muda se os procedimentos fossem realizados separadamente.
Diferente de um combo promocional, onde você sempre ganha desconto na segunda aquisição, em cirurgia plástica não é bem assim e vamos te explicar o porquê.
Leia também
Mais de um procedimento na mesma cirurgia! Pode?
Como funcionam os honorários?
Primeiramente é importante frisar que associar uma ou mais cirurgia requer muita experiência médica e da equipe e bastante confiança por parte do cirurgião. Por isso, há cirurgiões que optam por não fazer 2 intervenções cirúrgicas juntas, logo dependerá da conduta do seu médico.
- Os honorários do médico cirurgião são cobrados por tipo de procedimento/cirurgia.
- O anestesista segue um protocolo quando se trata de 1 cirurgia, mas 2 ou mais requererá uma dosagem anestésica maior, uma mudança de técnica na medicação empregada, é uma responsabilidade maior. Quanto mais procedimentos, mais demorada será a cirurgia plástica e mais planejamento anestésico será necessário. Assim como o cirurgião plástico, o anestesista não pode errar, sua precisão exige rigor, pois disso depende a vida do paciente e sucesso da cirurgia.
- O hospital demanda o maior custo. O centro cirúrgico e todo material utilizado (fios, campos cirúrgicos, oxigênio, medicações anestésicas e analgésicas) possuem um custo bem elevado e que numa cirurgia associada é muito maior. A agulha que sutura uma mama não é a mesma que suturará uma barriga.
Diante disso, vale a pena associar cirurgias?
Uma das preocupações dos médicos em associar 2 ou mais cirurgias plásticas é com o tempo. Isso porque cada cirurgia possui uma média de tempo para sua realização e a dose da anestesia é calculada de acordo com esse tempo.
Quando é viável unir dois procedimentos no mesmo dia, a decisão é toda do paciente. Essa é uma decisão interessante quando, por exemplo, o paciente usará período de férias para o pós operatório e claro, quando a equipe médica é preparada para esse tipo de intervenção.