O mês de janeiro foi reconhecido como o mês de cuidado e reflexão sobre Saúde Mental e Bem-Estar (#janeirobranco) e não poderíamos deixar de apoiar, divulgar e enfatizar a importância de olharmos também para dentro, e percebermos se nosso emocional está em equilíbrio e harmonia.
A Secretaria de Saúde define Saúde Mental como:
Estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.
A campanha Janeiro Branco tem vários propósitos que precisam ser analisados e cuidados não apenas em “janeiro”, mas o ano inteiro. A campanha é dedicada a:
Convidar as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.
Colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência no mundo em nome da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade.
Dedicada a sensibilizar as mídias, as instituições sociais, públicas e privadas, e os poderes constituídos, públicos e privados, em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais empenhadas(os) em valorizar e em atender as demandas individuais e coletivas , direta ou indiretamente, relacionadas aos universos da Saúde Mental.
Recebemos na clínica pessoas de todas as idades descontentes com a sua vida, emocionalmente abaladas, descontentes com os relacionamentos e buscando mudanças físicas através da cirurgia plástica.
Claro que, buscar corrigir algo no corpo que o incomoda não está errado e impacta diretamente na autoestima. Mas atitudes extremas são preocupantes.
Por um mundo melhor e uma humanidade com mais amor e mais responsabilidade em relação a si mesma e em relação a cada uma das suas partes.
Como e quando começa a mudança?
Buscar um objetivo para sua vida, manter-se ativo, satisfeito no relacionamento, no trabalho, consigo num todo, já é um excelente começo para manter sua saúde mental em dia.
É a soma de pequenas atitudes que temos no dia a dia que define como nosso emocional vai se comportar daqui a um tempo.
Por isso, aquele velho conselho de pai: estude, capacite-se, pois, um bom “trabalho” lhe trará autorrealização.
Dialogue, converse, resolva os problemas com seu companheiro, namorado, familiares. Não armazene mágoas, nem postergue a resolução dos problemas.
Tenha atitude positiva na vida, no trabalho, no relacionamento. Nosso cérebro é condicionado a olhar o negativo em 1º lugar; mude de atitude e trabalhe seu otimismo diante das dificuldades.
Exercite-se. A atividade física, está diretamente relacionada a produção de hormônios e enzimas responsáveis pelo bem-estar físico e mental. Caminhe, vá trabalhar a pé, vá na padaria caminhando. Faça uma atividade que lhe dê prazer, como dançar, caminhar, correr ou pedalar.
Busque ajuda se estiver em algum relacionamento abusivo, seja relacionamento pessoal ou profissional.
Saiba administrar o que ganha, sendo pouco ou muito. Endividamento é um forte risco a depressão.
Convidamos você a refletir e olhar pra si; e se perceber algo em desacordo, busque ajuda para resolver.
Desejamos a você um ano de saúde e de muitos AUTOS: auto reconhecimento, auto reflexão, auto afirmação.