Você sabia que o número 7 é considerado o dia da perfeição?
Talvez por isso seja o dia escolhido para comemorar a data do profissional que lida, tão minuciosamente, com a beleza em cada traço do corpo: o cirurgião plástico.
E cá entre nós, lidar com a satisfação do outro não é tarefa fácil. Muitas vezes o que o cliente quer não necessariamente é o melhor pra ele, e fazê-lo compreender essa realidade requer muito conhecimento e muita psicologia.
Todos os profissionais da saúde merecem nosso respeito e admiração, entretanto, hoje, nosso holofote está direcionado para os Cirurgiões Plásticos.
É uma profissão muito séria e que tem em “mãos” grande responsabilidade: transformar, para melhor, o corpo e consequentemente a vida de seus pacientes.
A formação
Diferente do que muita gente pensa, não basta forma-se médico, fazer residência e começar a atuar na área. É preciso mais, muito mais. Para ser especialista em cirurgia plástica, além da formação em medicina, o profissional precisa se especializar em plástica. A residência dessa especialização consiste em 2 anos de cirurgia geral e 3 anos de cirurgia plástica reconstrutiva e estética.
Confiança
Em qualquer relação de vida, “confiança” é a base para o sucesso. Quando você decide colocar sua vida, sua saúde literalmente nas mãos de alguém precisa “confiar” e ter a certeza que o melhor será feito. Por isso, busque médicos credenciados
Não é recomendado procurar médicos sem especialidade, 97% dos erros em cirurgias são causados por médicos não especializados na área. Você pode procurar pelo seu médico no Conselho Federal de Medicina e encontrar seu registro e especialidade, ou procurá-lo na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Os cirurgiões plásticos são procurados por pessoas que querem mudar sua aparência, esses pacientes geralmente agem com pressa e ansiedade, esperando passar pelo procedimento o mais rápido possível. Como esses procedimentos não são, em sua maioria, decorrentes de risco de morte, é necessário que o médico cirurgião entenda cada caso e saiba recomendar e orientar o paciente da melhor forma possível.
Esse médico deve passar calma e conversar com seu paciente sobre possíveis resultados e complicações, explicar a recuperação e passar confiança. Só assim, com calma e paciência, tanto da parte do paciente quanto do médico, a satisfação será garantia.
Por isso é importante procurar um especialista, além de ter as recomendações certas, o seu procedimento aumenta a possibilidade do resultado ser, senão igual, próximo do esperado. Procure um profissional que tenha completado toda a residência de especialização, saiba realizar todo tipo de cirurgia plástica e realize os procedimentos em instalações médicas credenciadas.