A Abdominoplastia reversa é uma cirurgia plástica abdominal na qual a abordagem cirúrgica é realizada diretamente na parte superior do abdome, a partir de incisões na região infra mamária, sendo a tração e a ressecção do excedente de pele feita na parte superior e com a cicatriz resultante posicionada no sulco submamário.
Neste tipo de técnica ocorre a retirada de pele excedente localizada acima do umbigo, o que determina a realização de uma cicatriz no sulco mamário.
A abdominoplastia reversa, isto é, superior, entre os tipos de abdominoplastia, não é das técnicas mais realizadas, precisa ter uma indicação muito criteriosa.
Essa técnica, pelo fato de deixar uma cicatriz muito extensa, que em alguns casos pode ser circunferencial, é indicada para casos de flacidez onde o tratamento necessário deve ser feito especificamente na área superior do abdome.
Este procedimento cirúrgico tem indicações próprias para situações particulares, quando a parte abdominal inferior ao umbigo não possui flacidez e a paciente só apresenta alterações acima do umbigo com flacidez de pele, lipodistrofia e deformação do umbigo (que pode ser melhorado com uma tração superior).
Em geral a cirurgia de abdominoplastia invertida envolve limitações e certa complexidade na realização. Ela pode ser associada a cirurgia nas mamas, seja mamoplastia redutora e de aumento ou mastopexia.
O descolamento se faz a partir do sulco abaixo das mamas no sentido para baixo até o umbigo, o qual permanece fixo em sua posição. A tração do excesso de pele se faz no sentido para cima, de modo que seu excesso possa ser marcado e ressecado. A *plicatura supra umbilical da **aponeurose dos retos abdominais segue a mesma orientação e pode ser indicada.