A escolha da prótese de silicone nos seios é um dos aspectos mais importantes envolvidos na cirurgia plástica de implante de prótese de silicone nos seios. Atualmente, existem diversos tipos de prótese de silicone disponíveis, que podem variar quanto à forma, tamanho da prótese de silicone, textura, perfil, marcas…
O conteúdo das próteses modernas é formado de gel silicone coesivo, que impede o vazamento, mantendo o formato da mama mesmo em caso de ruptura. Todos estes avanços contribuem para um resultado mais bonito, natural e seguro.
Na maioria dos casos, a prótese de silicone é colocada em cima do músculo, por baixo da glândula mamária. Em casos de pacientes que são muito magras, de reconstrução de mama ou de pacientes que não têm mama (agenesia de mama) a prótese deve ser colocada por baixo do músculo. A inserção da prótese pode ser feita pela via axilar, pela aréola ou através do sulco infra-mamário (a dobra da mama), que é a localização mais comum.
Formatos
Prótese Redonda
A prótese arredondada acentua o volume dos seios e é recomendado para pessoas que tem cinturas não tão finas, assim o corpo fica bem modelado. O formato mais usado, é simétrico em todas suas dimensões, preenchendo igualmente todos os espaços da mama principalmente o colo da mama, região que normalmente apresenta-se vazia.
Prótese Cônica
A prótese cônica ajuda a deixar os seios com um formato menos arrendado e com a sensação de empinados. Indicada para pacientes que tem tórax e ombros estreitos. É um implante que projeta bastante o seio sem aumentar o volume nas laterais e sem proporcionar o aspecto artificial.
Prótese Anatômico
Mais preenchido na sua parte central e inferior, simula o formato natural do seio feminino e é mais indicado para mulheres mais magras, que não desejam um resultado muito “marcado” ou tipo “bola” e para quem não tem o seio caído. Também muito usado em casos de reconstrução mamária após cirurgias de câncer de mama. Este tipo de prótese preenche menos o colo da mama, comparado ao redondo, podendo acentuar mais ainda o aspecto caído do seio. Dessa forma, é mais indicado para mulheres com seios bem proporcionados e sem nenhuma flacidez.
Perfil de próteses de silicone
Além dos formatos, as próteses se diferenciam pela sua projeção ou diferentes perfis. A diferença dos perfis está na projeção das próteses (ou quanto elas deixam os seios mais para frente), e na largura da base das próteses (o quanto ela se espalha na mama). Para um mesmo volume, quanto mais alto o perfil, menor a base do implante e maior sua altura.
Perfil Baixo
As próteses de silicone de perfil baixo tem uma base mais larga e são mais baixas, resultando em maior projeção do colo dos seios e pouca projeção para frente. São pouco utilizadas.
Perfil Baixo
As próteses de silicone de perfil moderado são recomendadas para mulheres que tem ombros ou um tórax mais largo. Por ser redonda e achatada esse tipo de prótese aumenta os seios para os lados sem muita projeção para frente.
Perfil Alto
A próteses de silicone de perfil alto tem uma base de menor tamanho e são mais altas, dando maior projeção dos seios para frente sem tanta necessidade de preenchimento de volume no colo mamário. Esses tipos de próteses com perfil alto são as mais utilizadas na maioria dos casos.
Perfil Anatômico
A prótese de silicone de perfil anatômico são mais utilizadas nas pacientes que já tem mamas com formas e contornos estéticos e que querem apenas um aumento proporcional. A projeção para frente nas próteses de silicone em gota é menor do que a que acontece com a prótese mamaria de silicone com perfil alto.
Superfícies e Texturas
Implante liso
Possui o maior índice de contratura capsular (5 a 6%), não sendo mais utilizado.
Implante texturizado com silicone
Possui superfície de silicone com micro-rugosidades visando “quebrar” a formação da cápsula. Apresenta índices menores de contratura capsular do que as próteses de silicone lisas (2 a 3%). São as próteses de silicone mais utilizadas nas cirurgias de mama.
Implante texturizado com espuma de poliuretano
Possui sua superfície revestida com espuma de poliuretano. Apresenta os menores índices de contratura capsular (0,5%) entre as próteses de mama de silicone existentes, porém é mais sensível à palpação e possui maiores chances de dobras. Utilizada geralmente após contratura capsular intensa com prótese de silicone texturizada.
Porém, nada mais importante do que a avaliação de um bom profissional para lhe ajudar na escolha da melhor prótese para seu estilo de corpo e resultado desejado.