Realmente ele não passa despercebido em nenhum lugar. Possivelmente, por ter um importante papel na estética do rosto do homem e da mulher, pois como está no centro do rosto ele tanto pode harmonizar com olhos e boca, como pode prejudicar a expressão facial e desequilibrar a harmonia do rosto.
Sim, estamos fanado do nariz!
Os ossos nasais são dois pequenos ossos finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme a origem da pessoa e sua idade. Eles estão dispostos lado a lado (geminados) na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, “a ponte” do nariz.
Se você, há anos, vem sendo chamado(a) de ladrão de ar, tucano, aspirador de pó, caçulinha, Pinóquio, tamanduá bandeira, tromba de elefante ou qualquer outro apelido pejorativo, tem fortes motivos para procurar um cirurgião plástico especialista e pôr fim a essas piadas desagradáveis.
Porém, o importante não é corresponder ao padrão estético da sociedade e sim se sentir bem com você e manter sua autoestima elevada.
“Há quem se importe mais e há quem se importe menos com a sua aparência física.”
O importante é que as pessoas saibam que existem técnicas bastante avançadas que podem melhorar consideravelmente a aparência do nariz, se assim o paciente desejar.
Hoje os médicos possuem um amplo conhecimento da fisiologia nasal, e através de técnicas avançadas, a rinoplastia tornou-se uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil e no mundo.
O que a rinoplastia pode melhorar no aspecto estético?
- Aumentar ou diminuir o nariz;
- Dar projeção à ponta;
- Afinar as asas nasais;
- Diminuir a giba óssea, (osso ou calo) do nariz.
Rinoplastia associada a Septoplastia
Além da desproporção que algumas pessoas possuem no osso e/ou cartilagem nasal, muitas delas também apresentam problemas respiratórios de desvio de septo ou hipertrofia dos cornetos. Após avaliação médica, ele lhe dirá se a cirurgia plástica deverá ou não ser feita em conjunto com o médico otorrinolaringologista. Nada pode ser afirmado sem análise e exames prévios, mas a possibilidade existe.
A Recuperação
Normalmente a cirurgia de rinoplastia tem duração de 3 horas e é usada anestesia geral. Repousar no pós operatório é algo que ajuda bastante, não apenas pelos hematomas que surgem, mas também pelo desconforto dos tampões.
Um pouco de dor
Independente do método, uma cirurgia de rinoplastia sempre terá um pós operatório dolorido. Isso porque o osso nasal fica numa região de muita sensibilidade da face. Mas essa dor mais intensa passa em cerca de 2 ou 3 dias, já os hematomas, somem por completo entre 7 e 10 dias. A dor pode ser controlada com o uso de medicações, receitadas pelo seu médico.
Uso de tampões, talas e esparadrapos
Você deverá sair da cirurgia com um tampão de gaze em cada orifício nasal. Pode ser que você necessite fazer uso desse tamão por até 3 dias, mas em alguns casos eles são dispensados antes disso.
Sangramentos
Um pouco de sangramento é comum na primeira semana, não se assuste. Mas se o sangramento for muito intenso, comunique seu médico.
Inchaço
O inchaço do nariz pode causar congestão nasal por algumas semanas, isso tudo é normal e esperado. Conforme vai desinchando a região, sua respiração melhorará. Para ajudar, você pode usar descongestionantes que serão indicados.
Resultado final
O resultado final da rinoplastia demora alguns meses para ser visualizado, sendo que o processo de cicatrização/ calcificação pode levar até 01 ano após a cirurgia. Tenha paciência.
Esclareça todas as dúvidas com o seu cirurgião plástico, previamente a cirurgia. E boa recuperação!