Queimaduras, câncer de pele, micoses, brotoejas, manchas e sardas brancas são problemas que podem aparecer ou se agravar durante o verão. Nessa época do ano a atenção e cuidado com a pele deve ser redobrada, a exposição ao sol é muito maior e a combinação com areia, praia, piscina e excesso de suor podem causar esses problemas.
Quem não gosta daquela marquinha de biquíni aparecendo? Mas em si tratando de sol todo cuidado é pouco.
Por isso, atenção as dicas, pois é possível aproveitar o melhor dessa estação sem causar danos a sua saúde tão pouco a sua pele:
Manter a pele limpa e hidratada
É ideal que você limpe a pele 2 vezes ao dia, mas evite banhos muito quentes e longos. Existem diversos tipos de peles e consequentemente sabonete para cada uma elas; se a sua pele for oleosa prefira um sabonete com ingredientes adstringentes, já se for uma pele seca você pode optar por sabonetes líquidos com pH neutro.
Após o banho é importante a aplicação de cremes para a hidratação, peles oleosas não ficam por fora desse processo. Toda pele precisa de hidratação e se a sua for oleosa os produtos oil free são uma opção.
Pele protegida do sol todos os dias
Não é só no verão, na piscina e na praia que se deve usar filtros solares, a exposição ao sol acontece diariamente e é o maior fator do processo de envelhecimento da pele. Deve-se aplicar o protetor cerca de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol, e reaplicar a cada 3 horas se estiver em constante exposição.
Após um dia de grande exposição solar, como na praia ou piscina, as loções pós sol são recomendadas para o alivio e refrescamento da pele.
Ingerir líquidos e frutas
Procure beber de 2 a 3 litros de água por dia, uma boa hidratação evita dor de cabeça e boca seca. Você pode combinar com a água e variar tomando suco de frutas, água de coco ou chá gelado.
Boa alimentação é fundamental no processo de hidratação do corpo; as frutas contem água e são alimentos naturais, fazendo bem para a saúde da pele e para seu organismo no geral. Você pode consumi-las nos intervalos entre as refeições, é sempre bom manter uma alimentação rica e saudável em todas as épocas do ano.
Evitar sol direto
Pegar muito sol entre as 10h e 16h é prejudicial a sua pele e saúde, esse é o horário com maior incidência solar e deve-se evitar. Prefira locais mais arejados e cobertos, longe da exposição direta do sol.
Ao longo do ano recebemos muitas pessoas que buscam tratamentos de rejuvenescimento e cirurgias plásticas por conta de excessiva exposição ao sol. A pele é o maior órgão do corpo humano, por isso dê mais atenção a ela.