Se você está se preparando para aquela tão esperada consulta com o cirurgião plástico, para pôr fim a gordurinha e flacidez indesejadas, queremos te informar ainda mais sobre as possibilidades de cirurgias plásticas de abdômen indicadas para cada paciente.
Em se tratando de cirurgia plástica de abdômen, existem 2 técnicas bastante usadas: a primeira é a abdominoplastia e a segunda é a mini abdominoplastia.
Vamos explicar a diferença entre ambas.
Primeiramente, é importante frisar que, não é o paciente que escolhe a técnica cirúrgica, mas sim o médico cirurgião que faz a indicação clínica; isso porque, cada cirurgia é apropriada para um tipo de paciente. E para decidir o que se enquadra melhor em seu corpo, o que proporcionará um resultado mais bonito, o médico analisará 3 coisas:
1. A quantidade de pele a ser retirada.
2. A quantidade de gordura existente.
3. O estado do seu músculo abdominal.
Uma vez feito o diagnóstico, o cirurgião plástico te indicará uma das cirurgias plásticas abaixo:
Abdominoplastia clássica
A abdominoplastia convencional, é indicada quando existe o excesso de gorduras no abdômen e cintura e também flacidez intensa do músculo abdominal e pele. Ela é mais invasiva, a cicatriz é maior e há mais retirada de pele e gordura. Normalmente ela é associada a lipoaspiração para que seja retirada de gordura da cintura e é bastante possível que haja a necessidade de costurar (unir) o músculo abdominal, muitas vezes distendido por uma gravidez em que ocorreu um excessivo ganho de peso.
O Corte da abdominoplastia é maior que de uma cesárea, podendo em alguns casos, haver necessidade de um corte vertical abaixo do umbigo. Por sua vez, o umbigo normalmente é reposicionado no retalho abdominal, após a retirada do excesso de pele e gordura.
Mini abdominoplastia
A mini abdominoplastia é indicada a pacientes que tenham flacidez de pele moderada abaixo do umbigo e não necessariamente excesso de gordura localizada e/ou musculatura flácida.
A cicatriz é menor, pouco maior que uma cesárea e a recuperação bem mais rápida. Também na mini abdominoplastia, se houver a necessidade de reaproximação do músculo abdominal será feito na região abaixo do umbigo.
A lipoaspiração também pode acontecer se o paciente tiver gorduras localizadas.
Dentre as mulheres que procuram por esse procedimento, muitas são porque tiveram filho(s) e sofrem com o acúmulo de pele, mas não são pessoas que ganharam excessivo peso na gravidez.
Essa cirurgia plástica retira pouca pele, se comparada com a abdominoplastia, utiliza anestesia peridural ou raquidiana e como informamos em artigos anteriores, no pós operatório sessões de drenagens linfáticas serão recomendas.