O aumento do glúteo com gordura é um procedimento seguro e bastante frequente que realizamos nas pacientes após o procedimento de lipoaspiração, mas, existem algumas normas de segurança que devem ser seguidas para que o procedimento seja seguro para o paciente.
Imagina poder contornar o corpo através de uma lipoescultura e ainda utilizar a gordura retirada para melhorar o contorno do bumbum!
Técnicas como essa são possíveis, mas requerem habilidade e conhecimento especializado para que o resultado corresponda as expectativas do paciente.
Em primeiro lugar, a lipoenxertia não deve ser feita de maneira excessiva (grandes volumes) e deve-se evitar aplicação:
- Em planos intramusculares,
- Na linha média central, próximo ao osso sacro.
Como acontece a lipoenxertia?
A gordura enxertada é sempre a própria gordura da paciente, que é retirada após uma lipoaspiração. Essa gordura é tratada, preparada através de centrifugação ou decantação, e posteriormente ela é reinserida nas áreas do glúteo indicadas.
Não existe um volume padrão estipulado, depende muito do volume do quadril do paciente, mas em geral, enxertias de gordura superiores a 300ml não são recomendadas.
Segurança na lipoenxertia
A lipoenxertia é um procedimento bastante seguro, quando feito de maneira regrada e responsável e seguindo as orientações da SBCP.
Estudos comprovam que, não é seguro enxertar “grandes volumes” de gordura nos glúteos, pois uma aplicação maciça de gordura, pode penetrar nos vasos sanguíneos, que são bastante comuns nas regiões mais profunda do glúteo e impedir a circulação ou causar embolia.
E quando o paciente deseja um aumento maior no glúteo?
Quando o paciente procura o cirurgião plástico solicitando um aumento mais expressivo na região dos glúteos, é analisada e avaliada a possibilidade de colocação de prótese de glúteo.
É possível ainda, quando necessário, realizar 2 procedimentos na mesma cirurgia: prótese de glúteo e enxertia de gordura para refinar a curvatura.
Parte da gordura enxertada será absorvida naturalmente pelo seu organismo em até 2 meses, que vai absorver entre 20% a 40% do total que foi enxertado. Por isso, a aplicação deve ser moderada, pois quanto mais volume se coloca, menos integração ela tem no organismo.
Onde são feitas as aplicações?
Os locais indicados para aplicação da gordura são, principalmente, nas partes laterais do glúteo e na parte superior, sempre evitando a parte central do bumbum.
Como dissemos, a aplicação de gordura deve ser moderada, com injeção no subcutâneo, nunca injeções muito profundas no plano intramuscular.
Se está descontente com o tamanho ou formato dos seus glúteos, saiba que é possível melhorar a curvatura/ contorno e melhorar autoestima e qualidade de vida.