A lipoaspiração, junto com a mamoplastia de aumento, é um dos procedimentos mais realizados no mundo.
Toda lipoaspiração é feita com o auxílio de uma solução salina, nesta solução contém uma substância vasoconstritora (responsável por fechar os vasos sanguíneos).
Essa solução vai expandir o espaço onde a gordura está depositada, facilitando a sucção, enquanto que o vaso constritor mantém fechado os vasos sanguíneos.
A cânula, por sua vez, realizará a aspiração da gordura.
Em relação aos métodos usados para realizar a lipoaspiração, também vai depender de cada caso/paciente. Pode-se usar a lipo tradicional, o vibrolipo, outras vezes se usa a lipoultrassônica. Mas de maneira geral, o método é mais um facilitador do trabalho do cirurgião, não é isso que vai garantir o bom resultado.
Na prática, muitas vezes, o cirurgião começa usando o vibrolipoaspirador, que é um motorzinho que faz ponta da cânula tremer facilitando o trabalho e permitindo que se faça menos força. Depois o cirurgião termina com a lipo manual, para refinar o contorno corporal.
Já em pacientes que apresentam muita fibrose (que é uma gordura muito dura resultante de um processo de cicatrização com bastante produção de colágeno), a lipoultrassônica vai facilitar a retirada dessa gordura.
Portanto, a técnica escolhida vai depender da “experiência de cada profissional” e da “indicação” de cada paciente.
Mas, de maneira geral, não é o aparelho que vai garantir o bom ou mal resultado e sim o piloto do aparelho, a experiência do cirurgião plástico, o refinamento, o senso estético e a qualificação profissional.
Ao contrário do que muitos pacientes pensam, a cânula não é colocada no abdome, ou outra região do corpo de maneira aleatória. O cirurgião faz uma prega de gordura e a cânula corre entre os dedos, ela não fica perdida no corpo, causando perigo.
Por isso a lipoaspiração nas mãos de um profissional habilitado, cuidadoso e devidamente preparado, que deve ser um cirurgião plástico formado, é um procedimento muito seguro e eficaz.
No pré-operatório, o cirurgião realiza uma entrevista com o paciente para avaliar a saúde e os fatores de risco. A lipoaspiração deve ser evitada em pessoas com fatores de risco, que sejam obesas, tabagistas.
Deve-se tomar algumas medidas profiláticas antes da cirurgia para aumentar a segurança do procedimento – medidas intraoperatórias, como uso de massageador, uso de meia de compressão – e medidas no pós-operatório para minimizar complicações.